30 de nov. de 2009

Fechamento do Mês - Outubro

Eu e o Renan decidimos fazer algo diferente em outubro. Achamos que seria legal se nós expandíssimos um pouco as análises dos filmes vistos durante o mês, então resolvemos convidar um colega nosso para que ele, junto conosco, avaliasse todos os filmes do mês passado. Desde que criamos o blogue, o Brean é um leitor assíduo, que sempre expressa sua opinião sobre os filmes e livros que ele conhece e sempre sugere alguns títulos para nós. Achamos que seria interessante se ele participasse de uma maneira mais efetiva. Prontamente, o Brean aceitou o convite e nós três, de um modo geral, analisamos 25 filmes em outubro.

Muitos foram filmes bons, outros tantos foram medianos. Pouquíssimos, felizmente, foram ruins. Todos, no entanto, ficaram com nota acima de 5, como você poderão ver na tabela disposta ao final desse post. Embora a nota do filme fosse composta pela média das três notas (a do Brean, a do Renan e a minha), alguns filmes acabaram empatando - curiosamente, houve empate no primeiro lugar! Muitos dos meus colegas me consideram muito crítico ao avaliar os filmes, mas as notas do Brean mostram que, se eu sou rigoroso, ele é muito mais! O Renan costuma ser mais generoso com suas notas, no entanto, ele foi o único que não se contentou totalmente com nenhuma obra e, por isso, não deu nota máxima a nenhum filme. Como verão na tabela, ainda que eu tenha sido muito bondoso em minhas análises, a maioria de minhas notas fica entre as do Renan e as do Brean.

Queremos aproveitar e agradecer ao Brean por ter aceitado o nosso convite. Queríamos realmente dizer que estamos gratos, afinal, ele disponibilizou seu tempo para nos ajudar nessa demorada (e também agradável) tarefa de avaliar os filmes e compor o ranking, que apresenta os oito melhores de filmes vistos no mês de outubro. Sem mais enrolação, vamos ao que interessa:

7ª posição: A Lista - Você Está Livre Hoje?. Nota: 7,8.

As pessoas têm criticado muito esse filme. Com exceção do final extremamente incoerente com o resto da trama e de alguns clichês ao longo do roteiro, o filme consegue entreter o espectador com um clima interessante, uma fotografia escura e interpretações um pouco acima de média. Embora tenha pontos negativos, é um filme que vale a pena ser visto.

6ª posição: Cleópatra. Nota - 7,9.

A princípio, as 4 horas de duração nos assustou. Mas como eu e o Renan decidimos que nós comentáriamos esse filme, nós o vimos para analisá-lo. Dividido em dois atos - respectivamente, o relacionamento da personagem-título com Júlio César e o relacionamento com Marco Antônio -, o filme entretém numa parte, mas falha na outra. Ainda assim, pela produção técnica e boas interpretações, conseguiu um lugar no ranking. Para ver a resenha, clique aqui.

5ª posição: Assassinato no Expresso do Oriente. Nota - 8,0.

Como usualmente, livros são transpostos para as telas. E esse filme é uma adaptação do ótimo livro de Agatha Christie e, como quase sempre acontece, o livro é superior à obra cinematográfica. Vale ressaltar, no entanto, que há ótimas interpretações e uma fotografia interessante, além de um clima que atrai o espectador. E como se isso já não fosse suficiente, há ainda Lauren Bacall, Ingrid Bergman, Sean Connery, Vanessa Redgrave, Albert Finney... elenco de astros!

4ª posição: As Pontes de Madison. Nota - 8,1.

Na minha opinião, um filme apaixonante que merecia estar na segunda posição! Aborda o relacionamento de uma mulher casada com um fotógrafo, que a coloca diante de uma escolha muito difícil. Meryl Streep e Clint Eastwood nos presenteiam com uma atuação linda e envolvente, num filme que dá importância aos diálogos e, consequentemente, faz com que o espectador também converse com os personagens. Sem sombra de dúvida, um dos melhores romances já produzidos.

3ª posição: Sobre Meninos e Lobos. Nota - 8,3.

Ao verem a minha nota, não se assustem: ela é alta, mas nada tem a ver com o talento de Sean Penn, o ator principal. Sobre Meninos e Lobos fala sobre os efeitos de um acontecimento traumático na vida adulta e a desconfiança que surge entre várias pessoas. O filme foi bem conduzido por Clint Eastwood, que soube como mostrar o tom sombrio que a história necessita. Tim Robbins e Marcia Gay Harden estão unidos numa química perfeita e numa interpretação densa. Com ressalvas, é um bom filme!

2ª posição: A Partida. Nota - 8,6.

Lembro-me de que eu gostei do filme quando eu o vi. Hoje, no entanto o efeito positivo já passou e eu não me lembro de muitas coisas, a não ser da fotografia lindíssima que o filme possui. Captar os cenários mais bonitos é um dom dos orientais! Podem ver que as notas do Brean e do Renan são bem parecidas; os dois realmente gostaram do filme.

1º LUGAR: A Malvada e Entrevista com o Vampiro. Nota - 9,3.

Percebam na tabela abaixo que esses foram os únicos filmes a obter nota máxima de um dos votantes. São realmente grandes filmes. A Malvada é um clássico que, embora tenha hoje 59 anos, é completamente atemporal. Atuações fabulosas de Bette Davis e Anne Baxter, que dão um show em cena. Entrevista com o Vampiro é baseado no livro de Anne Rice e ela mesma parabenizou a performance dos atores. Bem mais recente, data de 1994, ou seja, tem apenas 15 anos. Brad Pitt e Tom Cruise nos mostram como são vampiros de verdade - famintos, perigosos, envolventes. Veja as resenhas dos filmes, respectivamente, aqui e aqui.

Como eu havia dito, a tabela com as notas individuais está disponível abaixo, para que vocês possam  ver como se formaram as notas e quais outros filmes também foram vistos no mês de outubro.



Não deixem de dar as suas opiniões sobre a nossa avaliação! Sugestões, reclamações, concordâncias, discordâncias... comentem!

Luís

22 opiniões:

Ricardo Martins disse...

O interessante foi a diversidade de filmes, e os gêneros diversos gostei!
Os notados na tabela, só vi três: Entrevista com o Vampiro, Kinsey e Sobre Meninos e Lobos, ambos ótimos filmes! Kinsey foi o último que vi, achei tão diferente, pois o vi sem saber exatamente o que ele era e me surpreendi a cada parte com o desenrolar da história, os acontecimentos e principalmente os diálogos! Gostei da parceria Liam Neeson, Laura Linney e Peter Sarsgaard! E também o tema que o filme abordou, onde no mesmo provocou polêmica na sociedade da época!

Quantos as notas, as minhas seriam as mais altas como as do Luís ao três filmes!

ABRAÇO

Paulo Alt disse...

Bom... deixe-me ver por onde começo. Achei bem curiosa essa idéia de assistir os filmes, gostei mesmo. Os do ranking assisti todos menos o A Partida [que já li bastantes resenhas excelentes a respeito e penso em ver em breve]. Tudo bem, As Pontes de Madison acho que também não conta tanto pois eu era bem menor e nem me lembro muito. Mas pelo menos já saia atrás dos filmes né.

Dos 8 mais classificados concordaria com o 1º lugar. Embora eu ache que deixar a Cleópatra lá no 6º ainda vai dar discussão nos comentários, mas não por mim hehe.

Dos filmes da tabela... achei até que deram notas muito altas pro novo do Anticristo, acho que quando assisti eu definitivamente não estava em um bom momento. E já tinha visto o Willem Dafoe pelado 2x em menos de 24 horas [tinha acabado de assistir Corpo em Evidência], isso cansa. rs.

Em suma, dos lançamentos não estou tão inteirado. Mas falou dos clássicos é comigo. Dr. Jivago por exemplo. Tenho em dvd duplo e adoro. Pq será que o Brean deu nota tão baixa? rsrs. Só pela trilha sonora e as imagens já valia a média pelo menos.

Ah, enfim, tem muita nota e muita coisa. Conforme for lembrando falo com você Luis.

Abraçoo.
Gostei memso da idéia do post.
Ainda não sabia disso.
Flw

Bruno disse...

Ihhh, olha eu criando polêmica agora huahuahua

(Quero evr se a "Ana" tem culhão de comentar sobre os filmes, se é que ela viu algum huahuahuahauhaua)

Vamos lá!

1º Reparei que a lista está bem variada entre os generos e as decadas, tem filmes otimos, bons, médios e ruins.

2º Se o Drácula for o do Bram Stroker, acredito EU que ele seja melhor que o Entrevista com Vampiro.

Agora em relação as Notas, contando de vocês 3 rsrs.

Anticristo: Está Ok
Gosford Park: 6,5 é pouco =p
Expresso do Oriente: Ok
Austrália: 6,9 é muito rsrs
Caçadores da Arca Perdida: 6,8?!?! Como Assim? rsrs
Calígula: Pelo visto ó o Luis entendeu o filme rsrs.
Casa Vazia: Ok
Cheiro do Ralo: 5,0?!? Heitor Dhalia é foda! Seria no mínimo 8,0
Chocolate: O filme não é tudo aquilo, mas 4,5 é pouco.
Cleopatra: Ok
Cubo: Ok
Dr. Jivago: 4,0?????????????
Dracula: Vide item 1 rsrs
Entrevista com Vampiro: 10 é muito.
Kinsey: Ok
Lista: Merecia um pouco menos, 7,5, talvez
Malvada: Ok
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado: 5,9 e 5,5? Que Heresia!!!!! Absurdoooo! Mas isso gera uma longa discussão rsrs.
Nós que Aqui Estamos..: Ok
A Partida: Esse sim é 10!
Pecado Mora ao Lado: Ok
Pontes de Madison: Ok
Retratos: Ok
Sideways: Ok
Sobre Meninos e Lobos: Esse também é 10.

Escrevi demais rsrs

Abração!

Anônimo disse...

Nossa Cleópatra que filmão, acho um aclássico, essa mulher sacudiu aquela terra, suas histórias são fantásticas e incríveis, fez e aconteceu.

Lista perfeita

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

Marcelo A. disse...

Oi, Luís! Legal essa ideia de vocês! O Thiago do Conexão TV/Cinema e eu também tamos começando uma maratona dessas, mas, dessa vez, será por todos os indicados ao Oscar de um determinado ano. Começaremos com 42, quando Cidadão Kane perdeu para Como Era Verde O Meu Vale. E aí? Topa entrar na parada também?! Uahahahahaaaaa!!!!

Nossa, Dr. Jivago tirou só 4?! Um filmaço desse?! Bom, cada um no seu cada um...

As Pontes de Madison é mesmo lindo. Já li o livro também, gosto muito.

A Malvada é um dos meus filmes preferidos. Adoro a Bette Davis! E 1950 não foi um ano nada fácil, com A Malvada concorrendo com Crepúsculo dos Deuses...

Bom, poderia comentar sober vários filmes aqui. A grande maioria eu vi, mas agora, tô com um pouco de pressa. Depois, examino essa lista com mais carinho... hehehehe!

Ah, valeu mesmo pelo comentário lá no "Diz"!

Abração!

Fotograma Digital disse...

Como diz o ditado: "opinião é igual bunda, cada um tem a sua"... discordo de muitas notas e conceitos.

Caçadores ... é dos mais importantes filmes do cinema.
Cubo ... é bastante interessante
Dracula ... qual seria a versão ?
Monty Python ... melhor nem comentar mais a nota é no mínimo (pra mim) obscena. Ainda mais comparando-se a outras notas.
Chocolate ... 9 ? 8.9 ? Notas muito altas
Entrevista ... idem

Marcelo Augusto disse...

Boa Noite,

Primeiro lugar: parábens pela porganização, pela dedicação e pela capacidade de expor tao claramente diversas opiniões sobre diversos temas.

Quanto ao TOP, expresso:

A Lista - Definitivamente um filme ruim,por todo o seu arcabouço furado, sem logica e sem quimica alguma.

Assassinato no Expresso do Oriente - Meu filme favorito dos livros de AC. O filme é estarrecedor, sombrio e enigmatico. Sou apaixonado pelo elenco como um todo e acredito que foi uma adaptação curiosa e satisfatória! Quando der, leia minha resenha lá no Cinemótica.

Sobre Meninos e Lobos - Eu simplesmente não consigo gostar desse filme, apesar de o achar absurdamente envolvente e bem feito. Acho que a temática do filme mexe comigo e só, mas tirando o lado pessoal, concordo com a nota de vocês!

Entrevista com o Vampiro - Sensacional, e olha que eu não sou fã de filmes de vampiros. Sim, eu sou um pouco averso aquela agressividade gratuita, mas Entrevista é um filme não só vampírico, mas um filme envolvente, lascivo e atraente. A obra possui uma atmosfera perfeita e as atuações são um ode ao mundo da criatividade obscura dos personagens.

Quanto a lista :

Anticristo - Merecia um pouco mais, porcausa da pratica sensorial dos acontecimentos! É um filme tenso, encantador.

Austrália - Merecia BEM menos. Como já disseram, a quimica é nula. Não há nenhum fator atraente naquele filme!

O pecado mora ao lado - Nota mais que justa.Gostei da média, é bem a nota que eu daria, ou seja, não supervalorizaria a obra, como muitos fazem.

Sideways - É um filme bom, amigável, eu simplesmente me envolvi por completo. Nota certa!

Então é isso, amigos!Interessante a idéia do convidado. Gosto muito do fechamento do mês de vocês, que é parecido com o meu, que farei amanhã!

Abraços!

Marcelo Augusto disse...

Observação: Monty é tão PERFEITO, rs! Merecia mais, rs.
E concordo, Cubo é muito interessante!

Abraços.

Kamila disse...

Luís, neste mês, você assistiu a um dos meus filmes favoritos: "A Malvada". Acho que esse longa é uma aula de roteiro, direção e, principalmente, atuação. É praticamente um SHOW que vemos em tela! Um trabalho de excelente qualidade.

Só não consigo enxergar, como você, a genialidade em "Entrevista com o Vampiro". Eu dormi assistindo a este filme. :-)

Unknown disse...

Vi quase todos os filmes :)
Sabia que quem criou o Dracula foi um Irlandes ? :D

Entaooo, sabia que aqui nao tem teclado com acento, nem cedilha ?
Vc sabe se eu posso configurar meu laptop , by the way ?

Fico mega incomodada com isso, mas, acho que eu nao posso fazer muita coisa, ou posso?

Ciça disse...

achei merecidíssimo o 1º lugar para Entrevista com o Vampiro...
cenário sensacional, figurinos, atores (incluindo a mini maravilhoa Kirsten Dunst)
Mas preciso assistir esses filmes antigos, não consiiiigo me interessar! hehehe

Fotograma Digital disse...

O que vc quis dizer com fodeu a vida de muita gente ao introduzir a comédia escrachada (já que não é isso que o Pyhton faz ... mas) ?

Nina disse...

não daria uma nota relativamente alta pra 'a lista', achei bem fraco. e sobre meninos e lobos e entrevista com o vampiro merecem 10! :D

ana disse...

bruno, voce queria que eu viesse aqui? ta a fim de ser tosco de novo?


anticristo: a media esta boa, mas concordo mais com a primeira nota
assassinato no expresso do oriente: 8,0
australia: 6,9 é muito mesmo
caçadores da arca perdida: esta muito alta a media
caligula: a media esta baixa, mas 7 é muito
chocolate: a media esta boa, mas as notas estao estranhas
cleopatra: filme muito chato, merece 6,0
cubo: muito chato esse filme e a media esta alta
entrevista com o vampiro: 10? nao acredito!
a lista: 8,5? nao acredito tambem
as pontes de madison: concordo com a nota do renan

gostei disso que voces fizeram, achei mesmo legal.
quando vao apresentar o de novembro?

Fotograma Digital disse...

Acho o humor do Python ácido e fundamental em suas construções satíricas. E não, não acho que eles façam humor sutil, mas o escracho me da a impressão (pelo menos do jeito que vc utilizou na frase) para demonstrar algo feito sem talento ou observação. Me pareceu que você dizia do Zorra Total, Hermes & Renato, Casseta e Planeta e afins.
O filme é recheado de passagens impagáveis, como a crítica ao feudalismo, ao ranço dos franceses com os ingleses, e o final que expõe que na verdade tudo era uma enorme "viagem" de um bando de loucos.

Não acho que seja o melhor dos filmes do grupo, pra mim A Vida de Brian permanece insuperável.

Obs: A Ana chegou e a polêmica está de volta ao blog rsrsrs.

Unknown disse...

Olá meninos!
Estou aqui pela primeira vez comentando a respeito do blog, e do fechamento do mês de outubro(embora dezembro), e gostaria de parabeniza-los primeiramente pelo blog que eh sensacional!
Vocês apresentam extremo bom gosto nos filmes que vocês escolheram, apesar de não ter assistido nem a metade, noto que os que eu já vi que estão aqui presentes, tem uma nota que condiz com o meu ponto de vista, como por exemplo "Entrevista com o Vampiro". Apesar de ser relativamente antigo e faz muitos anos que eu assisti, tenho uma sensação boa quando lembro do nome do filme. Sobre meninos e lobos é também um filme muito bom.
Não vejo a hora de comentar sobre outros filmes, como por exemplo Transamérica, que o Luís me indicou e que na minha opinião é um filme sensacional.
Parabéns de novo pra vocês. Beijos Nathália

Rodrigo disse...

Tb vi quase todos dessa lista aí.
Sideways nota 7? O filme é bem fraco...
Entrevista com Vampiro venceu com louvor!!! Caçadores da Arca Per4dida ficou com média baixa na minha opinião, merecia mais!!!

Dewonny disse...

Vi esses: coloquei minhas notas ao lado!
Anticristo. nota 6.0!
Assassinato em Gosford Park. nota 7.5!
A Lista - Você Está Livre Hoje? nota 5.5!
Austrália. nota 5.0!
A Partida. nota 8.5!
A Malvada. nota 9.0!
As Pontes de Madison. nota 9.0!
Assassinato no Expresso do Oriente. nota 8.0!
Caçadores da Arca Perdida. nota 9.5!
Cleópatra. nota 8.5!
Casa Vazia. nota 9.0!
Chocolate. nota 8.0!
Cubo. nota 7.0!
Drácula. nota 9.0!
Entrevista com o Vampiro. nota 9.0!
O Cheiro do Ralo. nota 8.0!
O Pecado Mora ao Lado. nota 8.5!
Retratos de Família. nota 7.0!
Sideways. nota 6.0!
Sobre Meninos e Lobos. nota 9.5!
Obs: O mês de outubro foi sensacional hein, só filmaços na grande maioria!
Abs! Diego!

Unknown disse...

Gente, parabens mesmo pela organização e pelas dicas! fiquei moh curiosa pra ver alguns dos filmees.. gostaria soh de deixar meu lado historiadora trabalhar um pouquinho agora: filmes de cunho historico nao podem ser analisados como outros (direçao, fotografia, atuações) uma coisa a ser levada em conta, que é importantissima, é a adaptação do momento histórico.

PORTANTO, Dr. Jivago e Monty Python simplesmente não deveriam estar sendo avaliados tao aleatoriamente assim. O primeiro pq faz uma adaptaçao bem real sobre o momento historico retratado e o segundo pq foi feito para pessoas que entendam o que esta acontecendo naquele contexto de maneira mais aprofundada, por isso as piadinhas sao bastante internas, o que justifica vcs nao terem gostado (ou nao terem entendido, sei la).

de qualquer forma gostei msm do interesse demonstrado ^^
vlw meninos!

Fotograma Digital disse...

Me desculpe insistir mas discordo totalmente de vcs... aliás não só eu como 90% do mundo rsrs.

Joice ... é isso mesmo, entendeu meu ponto e aprofundou .

Luís disse...

RICARDO, existe essa variedade de filmes porque não os vemos dentro de uma tema. Eles são aleatórios, por isso são diversos. Dos três que você viu, acho que Kinsey é o mais chatinho, de menos destaque. Laura Linney está, como usualmente, fantástica!

PAULO, acho que Cléopatra está bem no 6º lugar. Anticristo recebeu nota boa porque tem aspectos técnicos positivos, mas não entretém muito. Como eu te disse pelo msn, o Brean disse que o filme não faz jus à realidade.

BRUNO, pra que mexer com quem está quieto?! (risos) Há realmente variedade na lista, mas não teve nenhum filme ruim (considero ruins os que têm nota abaixo de 5,0). Drácula de Bram Stoker nem de longe é melhor do Entrevista com o Vampiro.! Que filme chato! Voud eixar depois que o Brean responda sobre as notas dele que você questionou... Eu gostei de Calígula, achei interessante o filme. Monty Phyton só recebeu essa nota porque no dia em que eu o vi, eu estava de muito bom humor, porque é ruinzinho... Só para constar: acho que Gosford Park seria mais legal se ficasse claro quem é o assassino.

RUBINHO, amém.

MARCELO, meu querido... é lógico que eu topo! Vou deixar que o Brean te responda também sobre as notas dele. Ninguém melhor do que ele para esclarecer. Volte depois...

ALEXANDRE, eu gostei de Caçadores; imagino que você tenha questionado a nota do Brean. Cubo é razoável, nada surpreendente. Drácula é a chatíssima versão de 1992 com os atores (??) Wynona e Keanu. Monty Phyton fodeu a vida de muitos ao introduzir o gênero escrachado de comédia... se eu o visse hoje, minha nota seria menor. Chocolate e Entrevista são filmes interessantes; a respeito do primeiro, confesso que me surpreendi muito positivamente.

MARCELO, muito boa as suas avaliações. E eu realmente não entendo o que há de tão errado em A Lista. Hoje, no entanto, eu percebo certo equívoco na minha nota: eu daria ao filme cerca de 7,5. Vou ver o que você escreveu sobre o livro de AC. A nota de Austrália teve influência pelo apreço que sinto por Nic Kidman... Hoje, se eu revisse Monty Phyton, daria nota menor a ele.

KAMILA, A Malvada é também um dos meus filmes preferidos, como você pôde ver pela nota que eu dei. E eu concordo com tudo o que você disse sobre esse filme. Mas como conseguiu dormir em Entrevista com o Vampiro? Acredito que esse seja um dos melhores filmes de vampiro...

KARINE, viu quase todos? Comente se concorda com ou discorda das nossas notas. Deve ser meio complicado mesmo não poder escrever como escrevemos aqui. Por que você não pede pra algum familiar te mandar um? Será que fica muito caro pra mandar por correio? Acho que, fora isso, você não pode fazer muito mesmo...

Luís disse...

CIÇA, não acho que Entrevista com o Vampiro se equivalha em excelência a A Malvada, mas considerando que ambos ficaram em primeiro lugar, tudo bem...

ALEXANDRE, eu quis dizer que provavelmente depois dele os filmes com comédia escrachada foram acentuados e surgiram em maior quantidade. (argumento sem fontes) Mas você, por acaso, acha que o filme possui uma tentativa sutil de fazer humor? Não é isso que eu penso...

NINA, eu realmente achei a minha nota meio incoerente. Está MUITO alta. Hoje, se eu revisse, eu daria cerca de 7,0.

ANA, você é a primeira a dizer que Caçadores da Arca Perdida recebeu nota muito alta! As njotas de Chocolate são bem diferentes mesmo e A Lista eu exagerei mesmo ao dar a nota. Obrigado pela análise que fez.

ALEXANDRE, Zorra Total não tem humor nenhum. Monty Phyton está bem acima desses programas que você citou, mas está bem longe de ser bom. Acho que esse único filme que vi do grupo é o suficiente...

NATHI, obrigado mesmo! Saiba que eu e o Renan apreciamos mesmo o seu comentário aqui e esperamos que venha mais vezes. Como agora nós compartilhamos livros e filmes, você pode se tornar uma de nossas convidadas especiais... por que não?

RODRIGO, eu acho que os dois filmes que você citou ficaram com médias boas. Sideways não é tão ruim e Caçadores da Arca Perdida não é tão bom.

DEWONNY, estávamos com saudades já! Caçadores da Arca Perdida melhor do que A Malvada, Entrevista com o Vampiro e As Pontes de Madison? (cara de susto)

JOICE E ALEXANDRE, se um filme é muito específico naquilo que ele mostra, muitos espectadores podem não entender o "humor" do filme. Eu certamente não leria livros sobre feudalismo para depois assistir a esse filme. Eu discordo da opinião de vocês de que esse seja um bom filme. É mediano, feio para se ver uma única vez!

Luís