8 de out. de 2010

CONVIDADOS

Ao longo de três anos, foi preciso bastante empenho para chegar à quantidade de mais de 400 resenhas já feitas para esse blog. Não posso, no entanto, me esquecer de que contei com a participação de pessoas especiais, que, por algum motivo, se destacaram a ponto de eu convidá-los para participar aqui em algum post. A todas essas pessoas, quero dizer que estou grato por elas terem aceitado o convite de contribuir – garanto que esse blog seria mais pobre se elas, à sua maneira, não tivessem colaborado.


As pessoas são colegas de escola ou universidade, companheiros virtuais, blogueiros, todos eles convidados para abordar algo pertinente com o tema desse blog: falam, então, sobre literatura e cinema, expõem as suas opiniões, apresentam os seus argumentos a favor de ou contra algum tema. Devo dizer que essa lista consta com poucos nomes, e que em breve mais alguns serão inseridos aqui, afinal, há muita gente ainda prestes a receber um convite especial. Seguem abaixo, por ordem cronológica, quem já passou por aqui e o número entre colchetes indica quantas vezes participou: 

1) Antonio [1]: eu estudei com ele no SENAI e, posteriormente, no Ensino Médio. Não é tão fã de livros como eu, mas estreou como convidado especial analisando um livro. Criou uma comunidade no Orkut para o blog e eu lhe adrageço bastante por isso. Futuro professor de Química, adora as Exatas - é aí que divergimos – provavelmente faremos parte do grupo docente de alguma universidade, da qual seremos bons professores.

2) Nivea [7]: conheci-a no pré, quando éramos bem criancinhas. Estudamos juntos desde a primeira série e após nove anos (do jardim à oitava série) nós nos separamos; porém, nos reencontramos dois anos depois. A Nivea é a nerd, deixa de ir ao cinema para ficar estudando, mas como eu gostgo dela, eu a desculpo por tal blasfêmia. Trocar livros e bons filmes por livros de Biologia? Não me parece racional. Fico feliz que ela tenha aceitado comentar aqui sem ficar irritada, afinal eu costumo deixá-la assim, não sei por que.

3) Joice [3]: irmã do Renan, estudante da UNESP, cursa História e vai ser arqueóloga, se divertindo por aí montando pedaços de vasos de mil e quinhentos anos atrás. Seu gosto por filme diverge do meu em alguns momentos, mas tenho certeza de que ela tenha um bom gosto cinematográfico e literário. E também me divirto muito quando saio com ela, gosto de ter gente mente aberta como companhia.

4) Rene [3]: assim como o Antonio, conheci o Rene no SENAI. Ele tem um humor bastante irônico, tem bom gosto para filmes e é um dos mais devoradores - compreendam também “consumista” - de livros que conheço. Não sei se compra somente para gastar dinheiro, mas o fato é que tem uma coleção bastante charmosa, com vários títulos. Ele é muito teimoso e isso rende boas discussões no msn, mas não nego sua inteligência e bom gosto.

5) Cecília [4]: eu a conheço desde que éramos bem pequenos e ouso dizer que crescemos juntos, rindo de inúmeras bobagens, caindo à toa, viajando por aí. Ela, além de simpática e divertida, é extremamente educacional e gasta seu tempo a me explicar a Constituição. Graças a ela, conheci um dos meus autores preferidos e fiz dos livros dela praticamente meus - quase literalmente; criamos um intercâmbio de mercadoria. Até hoje, quando preciso de ajuda ou opinião, recorro a ela, sempre disposta a ajudar.

6) Camila [1]: fazia parte do grupo, junto com o Antonio e Rene. Tal como as outras pessoas aqui, ela é simpática, divertida, ri bastante e adora falar coisas que aparentam incoerência, muitas vezes interrompendo a si mesma sem concluir o assunto. Ela e a minha bicicleta se conhecem profundamente e acredito que quase se completam; pelo menos, até antes de ela tirar CNH. Amante de vampiros, não pôde escolher momento melhor para estar no Blog.

7) Luiza [1]: somente há pouco comecei realmente a interagir com ela e, para a minha agradável surpresa, ela tem um bom gosto para filme e compreende bastante do universo cinematográfico assim como seu gosto pela literatura é no mínimo adorável. Durante a época do cursinho, nos dedicamos ao nosso clube reservado, de bons - e eventualmente ruins - filmes e comilança. Sua memória musical é fantástica.

8) Ivan [1]: esse teria passado despercebido se não tivéssemos ido a uma mesma festa (justamente a festa de aniversário da convidada acima). Tem um gosto excelente para filmes e conhece grandes obras, embora não se recorde das mais óbvias - Homens de Honra, por exemplo. Terceiro - e último - membro do clube de filmes, passamos boas horas semanais a falar bobagens, rir de cenas absurdas e selecionar filmes para ver.

9) Jean [1]: eu o conheci na época em que era um membro ativo da comunidade do Orkut “Eu Odeio Filme Dublado”, que mais tarde tornou “Filme Dublado é Filme Morto”. Devido ao seu gosto cinematográfico, ele se tornou o nono convidado a ter um texto publicado aqui no blog. Ainda hoje, ele participa como leitor e comenta nos textos.

10) Brean [1]: no começo, eu não gostava dele, então começamos a estudar juntos e eu descobri que ele é uma das pessoas mais legais – e políticas, e críticas, e revoltadas – que eu já tinha conhecido. Sua participação no blog aconteceu de jeito diferente: ele foi o primeiro, e até hoje único, a participar do blog avaliando todos os filmes de um mês.

11) Marcelo Antunes [2]: já faz pouco mais de um ano que vimos conversando, ele é, definitivamente, o meu contato online mais duradouro – e, definitivamente, um dos mais legais. Ele conhece bastante de filme, já viu tudo que é possível ter visto, posso, com ele, até mesmo me referir aos filmes exclusivamente com os seus títulos originais, isso é incrível! Tenho gostos muito parecidos e até já dividimos um blog juntos, Um Oscar por Mês, o qual um dia pode acabar voltando – e eu espero que volte. Ele é, curiosamente, o primeiro blogueiro a participar aqui, o seu blog é o Diz que Fui por Aí..., confiram! E, como o Caio, que também participou como convidado, faz parte do Blog das 30 Pessoas.

12) Luiz Santiago [1]: meu xará perfeito, se não fosse um detalhe ortográfico. Tive o prazer de conhecê-lo quando escrevi um artigo a seu pedido e então descobri nele alguém realmente interessante. Está na lista dos colegas virtuais, situação que logo será mudada. Ele é editor-chefe do Cinebulição, que definitivamente merece ser visto.

13) Caio Coletti [1]: autor do blog O Anagrama, o Caio Coletti possui uma escrita bastante clara, da qual gosto e, exatamente por isso - e pelo modo como ele sempre diz "sim" - eu o convidei para participar escrevendo no Literatura e Cinema. A somar, ele também foi meu parceiro de outro blog, o Blog das 30 Pessoas.

14) Darlan Nascimento [1]: colega de classe da faculdade, bastante altivo e divertido, o Darlan consegue transformar coisas ruins em coisas boas, um bom exemplo disso é o seu antigo blog, Concepções Meteóricas, o qual foi abandonado há algum tempo, mas que ainda registra a criatividade dele em conseguir fazer da cantora Marli alguém séria.

15) Alan Raspante [1]: dono do Satélite Assassino - que mistura vários assunto, inclusive fotos bastante sexualizadas -, o Alan é uma recente descoberta e futuro companheiro de cerveja no Bar Pirata, em Araraquara. Seus textos são divertidos, bem-humorados e cativam o leitor, vale a pena conhecer o trabalho dele e, afirmo, espero trabalharmos juntos mais vezes.

Abaixo, vocês podem conferir os textos publicados pelos convidados.

1. A Sombra do Vento (por Antonio)





6. Celular (por Cecília)

­7. Crepúsculo (por Camila)




11. Valente (por Rene)





16. Kill Bill - volume 2 (por Luiza)

17. Quebrando a Banca (por Ivan)

18. Perfil de Stephen King (co-escrito por Cecília)

19. A Passagem (por Jean)

20. Fechamento de Outubro de 2009 (contribuição de Brean)

21. Saga Harry Potter (co-escrito por Joice)

22. Na Natureza Selvagem (por Cecília)

23. Original e Remake: A Profecia (co-escrito por Marcelo)

24. Original e Remake: Ringu x O Chamado (co-escrito por Luiz)

25. Artigo: Retroalimentação da Violência (por Marcelo Antunes)

26. Biografia Comentada: Audrey Hepburn (por Caio Coletti)

27. O Inverso do Cinema: Legião (por Cecília)

28. Artigo: Mães e filhos - uma relação de conflito (por Darlan)

29. Original e Remake: A Hora do Espanto (por Alan)

1 opiniões:

Marcelo A. disse...

Nossa, como eu ainda não tinha lido isso, man?! Fico feliz pela citação e que bom que ainda me convida para colaborar com o seu blog. Só não espero decepcioná-lo e escrever o artigo que estou escrevendo agora, neste exato momento, à sua altura...

O/