22 de nov. de 2009

Melhor Ator Coadjuvante - Oscar 2009

Eu neDando seqüência a nossas análises sobre algumas categorias do Oscar 2009, decidimos postar sobre os Atores Coadjuvantes. Em 2009 houve muita diversidade nos atores, pois ao mesmo tempo havia filmes nos gêneros de ação, drama e comédia, onde o melhor dentro do seu gênero ganhou uma indicação. Lembrando que já analisamos a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante onde concordamos que Amy Adams deveria ser a vencedora. Os textos de Josh Brolin, Heath Ledger e Tobert Downey Jr foram escritos por mim (Renan) e os textos do Philip Seymour Hoffmann e Michael Shannon, pelo Luís. Sem mais delongas, vamos analisá-los.

Josh Brolin, por Milk - A Voz da Igualdade - Primeira indicação ao Oscar
A indicação de Josh Brolin parece ter sido um "acerto de contas" da Academia, já que o mesmo não foi indicado pelo ótimo "Onde os Fracos não tem Vez". Sua atuação em Milk é mediana, mas consegue passar com eficiência o recado que seu personagem tem que passar. Talvez o maior empecilho na sua indicação, seja seu companheiro de filme James Franco que conquista a simpatia de todos logo nos minutos iniciais do filme. De modo geral Josh Brolin foi bem, mas há outros atores que foram melhores.

Philip Seymour Hoffman, por Dúvida - Terceira indicação ao Oscar
Esse é um ator que vem nos mostrando que consegue compor bons personagens. Em Dúvida, sua interpretação como o Padre Flynn, consegue cumprir com o objetivo do roteiro: nos deixar na cabeça a imensa incógnita que é sua relação com o aluno. O ator soube mesclar bem os momentos de fúria e os momentos dramáticos, soube como fazer com que simpatizássemos com seu personagem, mesmo que estivéssemos nos perguntando a respeito de seu caráter. Certamente, sua indicação foi justificável e acredito que ele tenha sido um forte candidato ao prêmio.

Robert Downey Jr, por Trovão Tropical - Segunda indicação ao Oscar
Me pergunto qual foi a finalidade da indicação de Robert Downey Jr ao Oscar. Seu personagem, que era pra ser o mais engraçado, (pois satiriza o cinema de uma forma inteligente) se torna chato e esquecível, assim como o filme todo. Aliás, o filme todo é uma perda de tempo, e Robert não consegue se destacar dos outros colegas de cena, que também são dispensáveis, e sendo assim, ele certamente não merecia a indicação e muito menos o prêmio.

Heath Ledger, por Batman - O Cavaleiros das Trevas - Segunda indicação ao Oscar.
Heath Ledger em seu papel de Coringa conseguiu se sobressair ao verdadeiro protagonista do filme. Seu personagem é sarcástico, irônico, maquiavélico, mas não deixando de ser bem humorado. Além disso, inovou com uma maquiagem borrada e uma frase que marcou o ano "Why you so serious?". Desse modo, Ledger conseguiu fazer que a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante fosse não só uma homenagem, mas principalmente uma prova da sua capacidade de interpretação.

Michael Shannon, por Foi Apenas um Sonho - Primeira indicação ao Oscar
Sua participação em Foi Apenas um Sonho é bem curta, mas o ator mostrou-se eficiente em seu propósito: desmascarar os personagens centrais. Talvez a sua indicação se deva à carga dramática contida nas cenas em que ele foi inserido e não exatamente pelo desempenho do ator, mas, de qualquer forma, Shannon mostra-se eficaz ao interpretar o perturbado John, que nos presenteia com belas agressões verbais ao instáveis personagens Frank e April.

Como vocês devem ter percebido, gostamos pouquíssimo da indicação de Robert Downey Jr pois nada no filme, nem o enredo e muito menos a atuação dele e dos seus companheiros de cena melhoram com o decorrer do longa. Não achamos a atuação de Josh Brolin ruim, mas também não é espetacular, fato esse que faz seu personagem ficar na média.

E todos os cinéfilos receberam um presente ao ver a atuação de Heath Ledger com (possivelmente) um dos melhores Coringas da história. Ledger conseguiu afastar todos os personagens do enredo e tomar a estória para si abafando qualquer Cristian Bale e por isso concordamos plenamente com sua vitória sobre os demais concorrentes. Infelizmente, Heath foi encontrado morto aos 28 anos com comprimidos do lado, antes de ver sua carreira chegar ao ápice. Houve muitos boatos que ele teria se matado por conta do seu personagem Coringa, e ele mesmo chegou a declarar que "as filmagens do novo Batman o deixaram física e mentalmente exausto e que precisou tomar pílulas de um remédio chamado Ambien para conseguir dormir".

Renan e Luís

21 opiniões:

-Tri disse...

Pode parecer clichê, mas faço parte da horda dos adoradores do Heath Ledger em Batman, fato que o filme deveria se chamar "Coringa", já que o Cavaleiro nada mais foi do que coadjuvante de um personagem principal de maquiagem abusiva. Heatrh dá um show de interpretação, paranóico e alienado, foi uma pena o ocorrido; convenhamos, também deu todo um ar de suspense e o lançou na história do cinema.

Why so serious?

Ricardo Martins disse...

Também concordo que Heath Ledger tenha ganhado, pois mesmo sua morte tendo um cargo mais emocional a quem viu o filme depois! Com Certeza Absoluta, sua mega atuação de Coringa, é espetacular, foi bem melhor que Jack Nicholson no mesmo papel, se não me engano!

E roubou a cena do filme! Onde gostamos de ver o filme e ainda mais pelo vilão! Heath dedicou a construção deste personagem tão, bem dito, sarcástico e maquiavélico!

Este ano não tinha para ninguém!

Adhelia disse...

credo do jeito que tá escrito parece que ele fez o comentário depois de morrer
eu achei que ele mereceu o oscar mas o de trovão tropical estava muito bom, não sei pq nao gostaram.

Tobias Cavichioli disse...

tenho que discordar de todos agora. Melhor coringa sempre será Jack Nicholson. Realmente acho que Ledger foi foda, o filme foi dele. Mas o que ele fez foi extrair o psicopata e deixa-lo mais cru, já Nicholson faz com maestria deixando tudo com um toque sutil. E acho que Ledger só ganhou o prêmio por ter morrido! Porque se tivesse vivo o prêmio deveria ser de Philip Seymour Hoffman, porque tá mais do que na hora dele ganhar. Já assistiram: "Antes que o Diabo saiba que está morto?" ... Se ainda não assistam!
Abraços,
Tobias

PS:. Vocês tem botão? Para eu por no meu blog? Se não tiverem me passem por e-mail um código com link pro blog de vocês .. =)
geladiin@gmail.com .. só mandar.

Online na web disse...

Eu acho que a indicação do ator Philip Seymour Hoffman foi legal, acho ele um ótimo ator, e corre o risco de levar a estatueta.

Carlos disse...

Desses filmes eu só vi Dúvida, Trovão Tropical e batman e acho que Heath mereceu mesmo.
não achei muita graça no padre de Dúvida e tambem não vi nada no Robert downey Jr.

pessoal, to pensando em voltar com o meu blog.
acho que eu vou fazer outro e recomeçar tudo, o que vocÊs acham?

e tambem queria dizer dois filmes pra vocês comentarem:
1) Sonata de outono
2) Uma rua chamada pecado

Leonardo Marques disse...

Também era a favor da vitória de Heath Ledger. Muitos dizem que foi uma forma de homenagear o astro por sua morte, mas sabemos que na realidade foi merecimento mesmo, os outros candidatos perderam o brilho ao lado da atuação dele ( o que Robert Downey Jr. tava fazendo ali?!?).
Ele conseguiu transformar o coringa, o vilão da história, eu nosso personagem preferido durante o filme todo. Ficamos esperando as cenas em que ele vai aparecer.

Cristiano Contreiras disse...

Oscar super merecido pro inspirado e eterno Heath Ledger. De fato foi um ator inesquecível, altamente versátil e contundente!

Lembrando que Philip Seymour Hoffman já foi agraciado com o Oscar de Ator pela atuação perfeita no ótimo "Capote", sua indicação foi consequência de sua competência interpretativa.

Os demais concorrentes? desnecessários e tenho dito.

Abraço

Marcelo A. disse...

Eu, particularmente, sempre gostei do Ledger, mas ali, como Coringa, ele teve mesmo o papel da sua vida. Aliás, literalmente, né? Triste é ver como a história acabou. Infelizmente, Hollywood é cheia de casos parecidos. É uma pena ver um ator que ainda podia mostrar tanto, desaparecer assim, tão precocemente...

Abração!

Bruno disse...

Heath Ledger no Batman foi uma agulha no palheiro, até porque foi o único papel que ele foi bem, todos os outros filmes dele ele é mediano.
E não acredito que ele seja o melhor coringa, Jack Nicholson ainda é o melhor!

E quanto aos outros indicados, concordo plenamente, não havia nenhum outro que merecesse.

ana disse...

pq um dos melhores coringas?
só teve 2!

Tobias Cavichioli disse...

Não ana, existiram muitos outros coringas sim. No minimo e se não me engano, uns 4. Você não contou série de TV, desenho e especiais. São produções Áudio visuais... Então não se pode esquecer delas também.

ana disse...

mas nao tem como eu comparar desenho com gente de verdade, né
só dois atores interpretaram o curinga, foram o heath e jack nicholson, que foi o melhor interprete

Ana Patrícia disse...

Eu não entendo muito de Cinema!Mas ta valendo ^^
Cara, gostei do post. nunca perca essa característica informativa.

ana disse...

ana patricia, se voce não entende de cinema por que vem comentar num blog sobre isso?
procura um blog sobre corte e costura ou entao um de esporte

Tobias Cavichioli disse...

Ana, primeiro devo dizer que seu comentário quanto ao comentário da Ana Patrícia foi muito preconceituoso. Alguém que não entende e não é envolto nesse mundo é sempre bem-vindo, ainda mais que filmes são feitos para todos.
Já quanto ao seu outro comentário dá para ver que você também não entende muito de cinema, praticamente nada.
Atores de carne osso, contabilizam em torno de 6 atores. Além de Ledger e Jack Nicholson. 3 seriados de TV e um curta-metragem (excelente aliás). Os que não são de carne osso, também representam! Dublador não é só ler, tem que interpretar também.
Acho que você tem que aprender um pouco de cinema antes de falar mal dos outros!

ana disse...

tobias, primeiro eu quero te dizer que acho que é voce quem nao entende de cinema.
o post é sobre filmes, logo estamos falando de cinema.. eu comparei os atores que fizeram o personagem no cinema, não em series ou desenhos
dubladores podem ser importantes mas nao sao como atores em cena pq esses sim sao importantes, senao seria os dubladores que seriam indicados ao oscar também
acho que as series devem ser analisadas dentro dessa categoria, nao ficar misturando tudo como voce gosta de fazer
desse jeito, acho que pensa que seria POSSIVEL comparar a atuação da cachorra lassie com a de alguma atriz.. é isso que pensa?

Tobias Cavichioli disse...

HAUIHAuiahiuahiuAHUIA ...Jesus velho, você é um Vogon né ana?! Por favor não leia para mim um poema!!! Caraca, então curta-metragem não é cinema? Filme é o que? Uma produção Áudio visual. Eu considero, tudo e todos que interpretam um personagem e estudo suas nuâncias. E aprendi isso a fazer na FACULDADE DE CINEMA. Sim sou estudante de cinema e trabalho na área.
Todo trabalho áudio visual tem que ser tratado como igual, por ser um trabalho de arte e criativo. Série, Mini-série, longa, média e curta-metragem.
E desde quando Oscar é parametro para alguma coisa? E existe premiação para dubladores sim. Muitos já foram indicados como melhor ator em vários outros prémios de cinema, que não são o oscar. Ou você é daquelas que o Oscar é a melhor coisa do mundo?

ana disse...

tobias, de lixo entao me bate, é isso?
olha, eu acho que fazer faculdade de cinema não significa que vc é um expert em cinema assim como fazer qualquer outra coisa nao garante que vc vai ser o melhor naquilo
acho que vc so deu essa informaçao pra parecer superior e é bom vc saber que nao é, melhor nao ficar confundindo as coisas pq sao diferentes
nao acho que oscar seja a melhor coisa do mundo, eu so usei como exemplo, mas vc nao entendeu.. se tudo tem que ser considerado, entao numa premiaçao vale indicar um desenho e uma pessoa de verdade? se o desenho vencer, quem fica com o premio é quem desenhou?

se vc pelo menos concorda que jack nicholson é melhor do que heath ledger, entao ja esta bom! concorda?

Bruna disse...

Muito bom seu blog!!
Fala do que mais gosto! livrossss e cinema!!!
E realmente o Coringa tfoi muiiito om ele roubou o papel principal..o batman nem brilhou!
O Heath atuou muito bem mesmo, ele incorpu totalmente o personagem, pena que não esteve presente para recebeer seu trofeu merecido..Que
descanse em paz!!!

Luís disse...

TRI: Nãoa cho que gostar de um personagem como Curinga seja clichê, acho que eu, você e tantos milhares, apreciamos um belo trabalho. Ledger deu um show. Praticamente roubou o papel principal.

MARCELO: Eu assisti poucos filmes dele, mas eu simpatizava com o ator. É realmente triste ele ter morrido sem ver o sucesso do seu personagem. Esse, com certeza, seria o ápice da sua carreira.

ANA: Eu quis dizer que Heath foi possivelmente um dos melhores Curingas da história, incluindo os futuros, mas ok, a minha construção de frase não foi muito boa.

CRISTIANO: Não achei os concorrentes desnecessários, mas o Oscar tinha que ir mesmo para o Heath Ledger. Philip também foi muito bem em Dúvida.

CARLOS: Acho que falo por mim e pelo Luïs: Te damos o maior apoio com a volta do Blog. Gostavamos muito dele. Se voltar mesmo, deixe o link aqui. Não entendi porque Robert Downey Jr. estava ali. Philip foi muito bem, mas ninguem tirava o Oscar do Heath. Sugestões anotadas aqui.

ONLINE: Só pra deixar claro. A premiação já ocorreu, mas concordo que Philip Seymour estava ótimo em Dúvida.

BRUNO: Não sou muito fã de Batan, e só assistia por passatempo, por isso não sei opinar se Jack Nicholson era melhor, mas gostei muito muito da invação do personagem na pelo do Ledger.

TOBIAs: Idem o que eu disse ao Bruno ai em cima. Discordo realmente do que você disse dele só ter ganho porque morreu. Philip estava muito bem, mas o premio era do Heath Ledger quer ele tendo morrido ou não. Bom..pelo menos eu não assisti "Antes que o Diabo saiba que está morto", mas a sugestão é valida.

LEONARDO: Concordo com tudo que você disse. O premio foi merecido e o filme foi dele. Também fiquei absurdado com a indicação do Robert Downey Jr.

ADHELIA: Você gostou do Robert Downey Jr. ? Pra mim, elae é tão chato quanto o filme inteiro.

RICARDO: É isso aí. Não tinha pra ninguem. Como disse a alguns, não acompanho a estória do Batman, mas acho que um Curinga no estilo de Jack Nicholson já não teria o mesmo efeito hoje do que teve em sua época.

TOBIAS: Não tinha pensado que toda produção audio visual (como desenhos) contasse, mas foi legal essa informação. =P

ANA PATRICIA: Valeu pelo elogio e volte mais vezes. Sempre é bom aprender mais sobre algo que não se conhece.

ANA: Vou responder tudo nesse recado.
1) Seria bem legal se você fosse mais educada a se referir a outras pessoas que comentam. A Ana Patricia tem o mesmo direito de comentar no blog como qualquer um que seja expert em cinema.
2) Como respondi a você lá em cima, talvez a minha frase não tenha sido bem contruída, mas achei curioso o fato de desenhos serem considerados.
3) Ri muito quando você disse sobre a atuação da cachorra Lessie.
4) Também não acho que fazer faculdade de algo signifique que você é o melhor naquela área, mas penso que você deveria absorver mais as informações em vez de apenas responde-las de forma (as vezes) grosseira.
5) Dê a sua opinião, é isso que queremos, mas tente não insultar outros comentários ou as pessoas que gostam de uma obra que possa a vir ser analisada.

TOBIAS: Também irei responder seus últimos comentários aqui.
1) Achei bem legal você estudar cinema. Estuda onde?
2) Não sabia de premiações para dubladores e toda essa história de produções audio visuais contarem.
3) Acho que o Oscaré um parametro sim, já que é a premiação de cinema mais importante, embora saiba que ele nem sempre premia os melhores.

BRUNA: Que bom que gostou do blog. Também acho que o Oscar foi merecido, Heath Ledger estava demais ali.

Renan