12 de mar. de 2010

Fechamento do Mês - Dezembro

O mês de dezembro definitivamente foi o mês que apresentou as menores notas do último quadrimestre. Se vocês observarem os quadros-sínteses dos meses de setembro, outubro e novembro, vocês perceberão que as notas são bem variadas, de modo que a variação entre a maior e a menor média é bem alta. No mês de dezembro, o mesmo ocorreu, porém a maioria dos filmes que vimos tiveram notas bem próximas, de modo que vários filmes ficaram entre as notas 6,0 e 8,0.

Dezembro foi um mês relativamente de pouca intensidade. Foram vistos 20 filmes, alguns bastante conhecidos - como os dois primeiros filmes da série Jogos Mortais e o vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2009 Quem Quer Ser um Milionário? - e outros menos conhecidos do grande público. Se vocês observarem com atenção a tabela que será postada logo abaixo do TOP, perceberão que o Renan foi muito mais condescendente com alguns títulos do que eu. Cito, por exemplo, Busca Implacável, que é um filme feito para o único fim do entretenimento, já que não requer qualquer pensamento lógico do espectador. Mesmo que o seu roteiro seja um pouco exagerado, o filme foi muito bem aceito pelo Renan, que lhe deu uma nota muito boa.

Vamos a alguns comentários de destaque. Não vimos muitos filmes de um mesmo diretor, nem com um mesmo ator esse mês. Desse modo, o enfoque fica por conta da série Jogos Mortais, já que os dois primeiros filmes da até agora hexalogia foram analisados. Também nos ativemos aos primeiros episódios - respectivamente de 1980 e 2009 - da série Sexta-Feira 13. Logo pretendemos num único post organizar um apanhado geral do que achamos da série Jogos Mortais, então nesses meses seguintes vamos nos empenhar em terminar de ver toda a série. Conferimos também alguns filmes arduamente criticados, como Mulher-Gato (que é mesmo ruim) e Heróis, ficção científica de 2009 sem pé nem cabeça, com bastante efeitos especiais e muita confusão no roteiro. Três filmes do Oscar 2009 foram analisados: Quem Quer Ser um Milionário, O Casamento de Rachel e Na Mira do Chefe. Sem mais delongas, vamos ao que interessa: os seis melhores filmes de dezembro!
_______________________________________________________________________

6ª posição: Identidade. Nota - 7,8
Sempre que eu ia à locadora e via esse filme na prateleira, sentia que ele podia ser legal. Imaginava-o divertido, fonte de entretenimento. Ainda que não seja nenhuma obra-prima do suspense e o roteiro não prime pelo lado intelectual e psicológico dos personagens e da história, o filme agrada o espectador. É realmente um guilty-pleasure, ideal para as noitas chuvosas numa companhia agradável.

5ª posição: Férias Frustradas de Verão. Nota - 7,85
O que esperar de um filme com esse título e em cuja sinopse podemos ler frases como "adolescente virgem", "viagem para Europa" e "trabalhar num parque de diversões"? Imaginamos que virá uma grande bosta. E para a nossa surpresa, Adventureland - título original - é um filme agradável e interessante, cujo enfoque vai além dos problemas sexuais dos personagens. Kristen Stewart prova que somente atua mal ao lado de Robert Pattison! Acho que a terceira posição seria mais justa com esse filme...

4ª posição: A Identidade Bourne. Nota - 7,9
Matt Damon lidera o elenco desse filme de ação. A trilogia recebeu bastantes elogios e já cansados de sermos provavelmente os últimos a não conhecê-la, eu e o Renan decidimos encarar os filmes. Para a nossa surpresa, deparamo-nos com bom entretenimento e boas cenas de ação e agradando a nós dois, A Identidade Bourne conquistou seu espaço entre os seis melhores filmes de dezembro.

3ª posição: A Vila. Nota - 8,0
Há os que o amam e há os que o odeiem. Eu, particularmente, gosto dessa obra e considero-a muito interessante, de modo que eu a aceito realmente como um dos melhores filmes vistos no mês de dezembro. Com certeza, o filme surpreende, mas está longe de ser uma obra de terror. O medo fica por conta do que é mostrado explicitamente e por conta da situações estranhas exibidas. Cheguei até a me perguntar: "será que coisas assim não acontecem de verdade?".

2ª posição:  Quem Quer Ser um Milionário? Nota - 8,5
A obra de Danny Boyle foi supervalorizada no Oscar de 2009, mas devemos dar-lhe os créditos: o filme é competente no que mostra e tem capacidade artístico, apesar das precárias atuações. O segundo lugar nesse ranking ocorreu devido a alguns aspectos técnicos bons desse filme - montagem, trilha sonora, fotografia - e a menor intensidade dos outros filmes vistos em dezembro.

1ª posição: Como Era Verde Meu Vale. Nota - 8,75
Curioso notar que o filme em cujo título há um elemento de apelo visual - a cor - não a mostre em momento nenhum. Ainda assim, o verde está visível: é a prosperidade e a harmonia, é um resumitivo para o filme. Tal obra desbancou o potente Cidade Kane no Oscar de 1942 e chocou o público, mas é fato que esse filme merece os nossos elogios, porque é mesmo uma grande obra. Não se deixei enganar pela idade do filme: a quantidade de anos não é inversalmente proporcional ao entretenimento que a obra porporciona. Para saber um pouco mais sobre ela, confiram o levantamente feito pelo blog Um Oscar por Mês.

Abaixo vocês podem conferir todos os filmes vistos ao longo do mês de dezembro, desde o filme com a maior nota - Como Era Verde o Meu Vale - até o filme com a nota mias baixa. Queremos que vocês opinem, digam que concordam conosco ou se discordam das nossas notas. Não deixem de comentar!

4 opiniões:

Unknown disse...

Luís, comentei como minha mãe... ela deixou a conta dela aberta! Uahahahhahahaa!!!!

(Marcelo)

Unknown disse...

O Renan foi condescedente? Puz, acho que eu vou superá-lo! Uahahahhahaaa!!! Se bem que há filmes aqui, que eu não vi, e que imagino que realmente não deveriam receber uma nota mais alta, como esse tal de Férias Frustradas - se bem que pro padrão Luiz de Qualidade, ela foi aprovada, né?

Vou me prender a Como Era Verde..., um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos. Sabe qu nunca tinha notado essa história do apelo visual num filme em p&b? Interessante a sua conexão.

Postem mais vezes, rapazes. Curioso pra ver a resenha de vocês de Um Olhar do Paraíso, Amor Sem Escalas, etc...

Abraços!

Thiago Paulo disse...

Tem de tudo nessa lista, hein? bem legal. Olha, também gostei muito de Como Era Verde Meu Vale, até estou pensando em comprar. rs A Fotografia do filme é demais!

Também gosto de Quem quer ser um Milionário, A Vila e Indentidade Bourne.

Abraço.

Jean Douglas disse...

Ótima lista!!! Realmente filmes que merecem destaque. E achei "A Vila" uma obra fantástica. Realmente muitos o amam ou o odeiam. E vou assistir "Como Era Verde Meu Vale". Pra ter recebido o 1º lugar, deve ser um bom filme.

Um forte abraço!!