20 de dez. de 2009

100 Escovadas Antes de Ir Para a Cama


100 Colpi di Spazzola Prima di Andare a Dormire, 2003, 158 páginas (Editora Objetiva).
____________________________________________________

A primeira vez que eu li algo sobre esse livro, foi quando eu folheava uma revista Playboy. Li um trecho que fora posto na revista, justamente o trecho da página 48, quando Melissa narra seu aniversário de 16 anos. Dois dias depois de ler esse trecho, eu comprei o livro. Eis o tipo de literatura divertida, que te prende (não por ser "cultural") e te faz fechar o livro somente quando acabar de lê-lo.

Mellissa é uma garota siciliana que se irrita com o namorado após ele dizer que eles não podem continuar juntos porque ela não sabe o suficiente sobre sexo. A garota dispõe-se a descobrir tudo aquilo que for necessário para provar a ele que estava errado e entrega-se aos prazeres da carne, embora nem sempre esteja a mercê dos prazeres. Ele escreveu todas as suas experiências num diário, que em 2003 foi publicado e se tornou esse livro.

Não sei se é possível considerar esse livro como literatura, afinal está mais para revistinha erótica do que para literatura; talvez classificá-lo como "literatura adulta" seja uma boa, já que isso é apenas uma forma de dizer que um livro é uma seqüência de páginas pornográficas que, provavelmente, não vão te trazer uma cultura realmente aproveitável. Acho que pode ser considerado um Kama Sutra mais suave. Durante quase todo o livro, nós podemos compreender o lado de Mellisa; ainda adolescente, ela não somente tem um objetivo a cumprir como também tem o que experimentar e ao unir uma coisa com a outra, surge uma série de aventuras sexuais que incluem sadomasoquismo, fetiches, homossexualidade, voyeurismo, etc.

Como disse, talvez vocês não considerem literatura, mas a leitura é rápida e divertida; provavelmente não irão se arrepender, porque a história é interessante e não há lugares-comuns. Acredito que haja, no entanto, um paradoxo que envolve esse livro: pode parecer uma porcaria no começo, mas você pode acabar gostando ou pode parecer interessante e você odiar. Independentemente, sugiro que vocês o leiam. Vale a pena.

Luís

------------------------------------------------------------

 Já fazia algum tempo que eu havia lido 100 escovadas antes de ir para a cama, por isso, tive que relê-lo antes de comentar aqui. Realmente, como disse o Luis, a leitura é agradável e flui bem. Terminei de lê-lo em umas 3 horas e depois de finalizada a leitura, tenho que admitir que esse livro é, no mínimo, bom.

Como comparação, achei o livro muito melhor que outro livro erótico famoso: O Doce Veneno do Escorpião. Em 100 Escovadas antes de ir para a cama vemos a trajetória de Mellissa com 15 anos em todas as suas aventuras sexuais narrado em forma de diário. De modo geral, sentimos pena da garota, pois na maioria das vezes ela é usada apenas como obejeto sexual por outros homens, mesmo aqueles que, a primeira vista, parecem ser gentis como o professor de matemática particular.

Há também alguns pontos que deixam a desejar. Não sei se por censura ou por qualquer outro motivo no livro não há a denominação que se costuma dar as partes intimas. Não digo palavras como boceta, caralho e etc, mas não vemos nem os nomes corretos como vagina e pênis. Em troca disso, o leitor vê-se eufemismos que estariam mais próximos de serem falados por um padre. Em certas horas há trechos que devem ter sido acresecentados mais tarde pela escritora já que vemos coisas como "Hoje eu me arrependo disso", que em certas horas quebram o clímax da narrativa.

Fora isso, o livro continua bom. Talvez o que mais choque o leitor é a idade da garota, depois do aniversário, Melissa não tem mais que 16 anos e já se relaciona com homens e mulheres mais velhos, sendo que as fantasias dos parceiros são dignos de um filme pornô. Tenho que citar uma parte que achei realmente boa, além de conter um pequeno toque dramático que é quando Melissa vai ao partamento de um dos parceiros e tem três caixas pra escolher. O modo como ela descreve o acontecimento é bem intressante.

Renan

13 opiniões:

ana disse...

ja vi o filme, que é muito ruim
o livro deve ser ruim do mesmo jeito

eu nunca leria!

luciana disse...

odiei o doce veneno do escorpiao, mal escrito e sem inicio, meio e fim. Ja este ouvi comentarios, mas vc me conveceu, acabei de baixar e vamos ver o que acho da leitura.

Abel disse...

Eu li este livro há alguns meses atrás.
Adorei as partes eróticas ...
Excelente dica ....

kbritovb disse...

vo procurar cara vlw pela dica msm
ja anotei nome

Macaco Pipi disse...

CARA, O QUE POSSO DIZER?
SIMPLESMENTE DEI ESSE LIVRO ANO PASSADO PRA MINHA NAMORADA :D

Cristiano Contreiras disse...

Já vi este livro na mão de uns amigos, nas prateleiras da Saraiva, na biblioteca da universidade...

...sempre achei algo meio bobo, amador, ultimamente - antes mesmo de ler aqui a resenha-opinativa de vocês dois - que fiquei mais interessado, não sei bem o porquê.

Vou comprar e ler, quem sabe apimento...rs

abraço!

JASMINE TIGER disse...

ja ouvi falar dese livro ..mas nunca tive curiosidades de ler ..mas agora fiquei curiosa e vou compra-lo

Unknown disse...

Eu li esse livro !
Eu era adolescente e me lembro de ter ficado um pouco chocada com a historia,mas ate' que gostei, um bom entreterimento anyway...
So' fiquei meio decepcionada porque achei o livro bem curtinho...

Luis Sapir disse...

Acho incrível quando um personagem se enxerga diante de um conflito e ele resolve comprar seu problema e vestir uma coragem de encarar o problema de uma forma desafiadora. Gosto também da riqueza do pesonagem "100 escovadas no cabelo" São dealhes que vão desenhando na sua cabeça tipos de mulheres.


Isso é lindo


Fiquei com vonade de let também mas tem uma pilha de outras coiass na frente

Unknown disse...

Ana!

Que saudades de você!!!!

Pq o filme é ruim? (to curioso pra saber haha)

Quanto ao livro, já vi ele na Saraiva com algumas pessoas lendo, mas até então não tinha me despertado nenhum interesse!

Valeu a dica :)

Esdras Bailone disse...

Eu li e gostei muito, acho q pq encarei-o por um lado mais romantizado como a busca por um grande amor através de extremos, como foi o caso de Melissa q se envolveu em todas as formas possíveis e imagináveis de experiências sexuais, mas no fim, seu único objetivo era viver um grande e sublime amor.

Dewonny disse...

Ainda ñ vi o filme, mas pretendo fazer isso quando surgir a oportunidade!
Abs! Diego!

Luís disse...

ANA: O filme é tão ruim? Sério, o livro é legal

LUCIANA: O Doce Veneno do Escorpião é bem triste de se ler. 100 Escovadas Antes de Ir para a Cama é mil vezes melhor. Acho que irá gostar sim.

ABEL: As partes éroticas são bem interessantes mesmo, a forma como elas são narradas e o momento e os personagens envolvidos tornam ainda melhor.

KBRITOVB: LEia sim e volte pra dizer o que achou.

NOVA QUAHOG: Esse é, decididamente, um livro qu não daria pra namorada. Mas você leu, ela gostou?

CRISTIANO: .Acho que você irá gostar, pois o livro combina com o teor do seu blog.

JASMINE: É um daqueles livros que valem a pena ler, mas aconselho ver se algum amigo tem ou até mesmo se há disponível na biblioteca antes de compra-lo.

KARINE:: É bem um livro adolescente mesmo e acho que o que choca é a idade dela. Acho que o livro é no tamanho certo. Se fosse maior iria faltar estória.

CANTO DO LUFA: O livro se chama 100 escovadas antes de ir para a cama. Achei os personagens bem ricos também, há densidade neles a na história a ser contada.

BRUNOCESARGON: Também adoro quando a Ana comenta aqui. Se tiver a oportunidade, leia-a sim

ESDREAS B: É disso mesmo que o livro trata. As partes eróticsa são apenas os caminhos que Melissa percorre para achar um amor verdadeiro.

DEWONNY: Tambem esperamos ver o filme em breve.

Renan