2 de jan. de 2010

Começando com o pé direito...

Nosso recesso acabou. Como vocês leram no último post, 2009 foi um ano muito bom para o blog. Logicamente que esperamos que 2010 seja tão bom quanto o ano que o precedeu ou que seja ainda melhor. Achei interessante fazer um post de abertura para esse novo ano, contando algumas novidades que acontecerão no blog e, mais uma vez, prestigiar o trabalho de alguns dos nossos parceiros de blogogsfera.

Primeiro, eu gostaria de começar comentando sobre os convidados especiais que estarão conosco esse mês analisando comigo e com o Renan os filmes vistos a partir do dia primeiro (ontem) até o dia 31. Tal como aconteceu no mês de outubro, quando contamos com a participação do Brean, resolvemos chamar pessoas de fora para nos auxiliar na interessante tarefa de ver os filmes e avaliá-los com notas de 0 a 10, formando assim uma lista de filmes vistos, que será apresentada provavelmente em fevereiro. Os nossos convidados - que muito nos agradam, devo dizer - foram chamados por terem importância para o blog e sua história. As duas garotas já participaram do blog com resenhas; o garoto participou apenas fazendo comentários. Eles são: Bruno, com quem eu e o Renan estudamos; Ciça, colega minha de longos anos e Joice, irmã do Renan. Desde já gostaria de agradecê-los pelo tempo que eles dedicarão nos auxiliando nessa tarefa. Aproveito ainda para dar dois recados:
• Cristiano: os filmes que você sugeriu que víssemos (A Casa Amaldiçoada e O Advogado do Diabo) serão avaliados em janeiro e pelo menos um dos títulos será resenhado ainda esse mês;
• Marcelo: muitos dos filmes que você sugeriu também serão avaliados em janeiro, mas provavelmente só entrarão no calendário do blog em algum dos meses seguintes.

Agora, quero comentar sobre algumas novidades. Um leitor nos sugeriu que comentássemos a respeito de adaptações realizadas e achamos a ideia bastante interessante. Além disso, podemos nos estender às comparações em relação às várias versões de um mesmo filme e também comentar os universos de alguns livros e filmes. Assim, vamos iniciar uma sessão, que ainda não sabemos com que frequência será mostrada, mas que basicamente apresenta pontos em comum e diferentes acerca de duas obras. Também continuaremos analisando as três categorias que faltam a respeito do Oscar 2009. Já apresentamos três das seis escolhidas e agora falta terminar. Adianto que encerraremos isso antes de ser divulgada a lista dos indicados à cerimônia desse ano. A somar, há ainda outra grande novidade: eu agora faço parte da equipe de um novo blog, chamado Um Oscar Por Mês, que, como o próprio nome sugere, apresenta informações e opiniões a respeito de um determinado Oscar a ser comentado num determinado mês. Aproveito para fazer um elogio à equipe toda do blog!

Para finalizar esse post de abertura, gostaria de indicar a alguns parceiros de blog dois selos que recebemos no último mês. Queremos também agradecer aos dois blogueiros que nos passaram os selos, numa amostra gentil de que gostam do que vêem por aqui. Ao Diego Dewonny e João Bastos, respectivos donos dos blogs Cine Dewonny e Revolta da Pipoca, queremos dizer o quanto apreciamos o trabalho que os dois realizam, sendo que um deles está voltado para o cinema asiático enquanto o outro comenta sobre cinema de um modo geral, como nós fazemos por aqui. Sentimo-nos gratos mesmo. Abaixo seguem os selos e os blogs aos quais os indicamos:



- Cinema, do Ricardo Martins;
- Filmes ExCelentes, do Tobias Cavichioli;
- O Cara da Locadora, do Nespoli e do Miojo;
- Fotograma Digital, que, dentre os donos, estão Alexandre e Bruno.




- O Cara da Locadora, do Nespoli e do Miojo;
- Diz que Fui Por Aí, do Marcelo;
- Doutor Caligari, do Vinicius Colares;
- Apimentário, do Cristiano Contreiras;
- Conexão TV/Cinema, do Thiago.

Vocês talvez estejam se perguntando se o Blog Literatura e Cinema não fará um post com as expectativas de 2010 em relação ao filmes que serão lançados. Eu e o Renan não planejamos nada assim, mas, como achamos bastante interessante essa proposta, gostaríamos de recomendar a vocês um excelente post com esse tema criado pelo Gabriel e pelo Alexandre, do blog Fotograma Digital. Para ver o post, basta clicar no link a seguir: O Que ver em 2010... mesmo que for pra falar mal depois.  

Como já disse tudo que tinha pra dizer, vou encerrar por aqui. Desejamos a todos um ótimo 2010 e a partir do dia 4 de janeiro voltamos com a nossa programação normal, ou seja, muito mais filmes e livros, além de algumas resenhas especiais, republicações, convidados e novas sessões. Até mais...

6 opiniões:

Thiago Paulo disse...

Nossa, valeu pelo selo... Ainda estamos no comecinho de 2010 e já ganho uma indicação..kkk valeu mesmo!

Já vi que a coisa vai se boa por aqui, muitos filmes e livros, né?! Pode contar com meu comentário!

Abraço pra vocês!

Cristiano Contreiras disse...

Mais uma vez, muito obrigado mesmo pela indicação e por me mencionar por aqui!

Espero que gostes de A Casa amaldiçoada, mas pelo visto pode não agradá-lo. Eu sei que é um filme básico, mas até que funciona bastante, curto os efeitos visuais dele e achei o elenco entrosado mesmo, principalmente Lily Taylor e Zeta-Jones.

Ahhh, Advogado do diabo, pra mim, é uma obra-prima!

Fabio Bustamante disse...

Feliz 2010 a vocês do blog. Achei bem legal o blog. Interessante, porque além de análises inteligentes, também é bom para quem precisa de uma indicação para filmes. O layout também ficou bem legal!

www.botecodohumor.blogspot.com

Marcelo A. disse...

Puxa, rapazes, valeu mesmo! O blog de vocês é que merecem todos os selos do mundo!

E perdão pela demora e pelo breve comentário, mas é que eu tô em "trânsito" e com problemas de conexão... Uahahhahahahahahaa!!!!

E pessoal: acessem aí www.umoscarpormes.blogspot.com !

Abração!

Hugo disse...

Obrigado pela lembrança e 2010 promete para o blog de vocês. Com uma equipe maior tenho certeza que surgirão muitas idéias e novidades por aí.

Grande abraço

Luís disse...

THIAGO: Esperamos poder contar com seus comentários sim. Se te indicamos um selo, é porqu o seu blog merece. =P

CRISTIANO: De nada. Se não me engano, o Luís está para pegar A Casa Amaldiçoada.

FABIO: Obrigado pelos elogios. Muita gente não gostou do layout.

MARCELO: Ambos os blogos são bons =P

HUGO: 2010 será bom para todos os donos de blogs, rs. sim..espere novidades que ela virão.

Renan