4 de jan. de 2010

O Caçador de Pipas


The Kite Runner. EUA, 2003, 365 páginas - Editora Nova Fronteira.
_____________________________________________________

* Eleito MELHOR LIVRO DO ANO, pelo San Fracisco Chronicle
* Selecionado entre os DEZ MELHORES DO ANO pela Entertainment Weekly
* Destacado como LIVRO NOTÁVEL, pela American Library Association

Essas são as 3 críticas que vem contra-capa do livro. Aquelas que todo livro tem, e que você suspeita sempre delas…Mas essas são verdadeiras. O caçador de Pipas é quase como um Harry Potter para adultos, foi febre, e na lista dos mais vendidos da VEJA por várias semanas, todos que lêem, gostam.

Não posso deixar de citar que é um pouco apelativo pro lado emocional  e na minha opinião, prefiro "A Cidade do Sol"., outro livro de muito sucesso do mesmo ator. Bom…mas estamos aqui para falar desse livro.

O livro conta a história de Amir (o garoto da classe mais alta da sociedade afegã) e Hassan (que em contraste com Amir é da classe mais baixa da mesma sociedade), que cresceram, brincaram, soltaram pipas juntos…aqui vou citar um trecho do resumo do livro, pois não conseguiria fazer melhor

"…Amir nunca foi o mais bravo ou o mais nobre, ao contrário de Hassan, conhecido por sua coragem e dignidade. Hassan que não sabia ler nem escrever, era muitas vezes o mais sábio, com uma aguda percepção dos acontecimentos e dos sentimentos das pessoas. E foi esse mesmo Hassan que decidiu quem Amir seria, durante a batalha da pipa azul, uma pipa que mudaria o destino de todos no iverno de 1975, Hassan deu a Amir a chance de ser um grande homem, de alterar sua trajetória e se livrar daquele enjoô que sempre o acompanhava, a nausea que denuciava sua covardia. Mas Amir não enxergou sua redenção".

Essa é a historia básica. Com passagens que nos emociona muito, como a cena do beco, a parte do banheiro com Sohrab, as últimas páginas no parque, a dificulade de Soraya com Sohrab, ver baba antes e depois. Ficamos com raiva de Amir, mas por ele ser o personagem principal, e extremamente bem construído acabamos nos apegando a ele e entendendo seus erros como homem. Isso é o legal…não temos um vilão e um mocinho e sim vemos os dois em um e aprendemos a entender os dois como um. Livro altamente recomendável .

Renan
___________________________________

8 opiniões:

Thiago Paulo disse...

Fala Renan, tudo bem? Olha, eu adoro esse livro, me emocionei muito lendo. A cena do beco, tive que reler umas quatro vezes... Foi uma coisa inesperada pelo tipo de história. Porém, também prefiro "A Cidade do Sol", adoro aquela narrativa e as personagens... Acho que "O Caçador de Pipas" meio que prepara a pessoa pra ler "A Cidade do sol" porque tem uma história mais forte! Também recomendo os dois...

Até +

Esdras Bailone disse...

Esse é um de meus livros favoritos. Altamente emocional, mexe com tudo por dentro da gente. Pena que o filme não fez juz ao livro, como sempre, depois de O CAÇADOR DE PIPAS sempre fico com medo de assistir alguma produção baseada em livros. Mas esse livro é realmente maravilhoso, na minha humilde opinião mil vezes melhor que A CIDADE DO SOL.

Byers disse...

Opa, blz?

Cai por aqui pelo blog do marcelo do diz, =D

Estava procurando um blog legal para resenha de livros, bem acho que encontrei um !!! Pelo menos me convenceu a comprar este livro para minha mãe que faz niver essa semana.

O post foi bem curtinho com cara de citação de jornal, mas nem precisou se delongar, muito bom.

=D ah! de fato, os livros sempre recebem críticas a favor em suas contra-capas ou linguetas! kkk

t+ !

Marcelo A. disse...

Olha, Renan, você falou tudo! É um livro altamente recomendável. E a cena do beco é mesmo marcante, tanto que é um acontecimento que muda o destino deles.

Engraçado que, na época do lançamento do filme, li sobre a resistência de ser filmada essa sequência. Não por parte dos produtores e do diretor, mas pelo elenco que era composto por atores do mesmo grupo étnico do Hassan. Mas a situação foi contornada e a cena foi feita.

Ainda não li "A Cidade do Sol". Thiagão me indicou e vou correndo ler...

Abração!

Vinicius Colares disse...

li os dois e também prefiro Cidade do Sol, até por detalhar melhor a história recente do Afeganistão, mas em ambos os livros, Khaled Hosseini demonstra um profunda sensibilidade na criação dos personagens, os dois são excelentes!!!

Paulo Alt disse...

Oi Renan,
cara concordo com sua visão do livro
é de fato um HP pra adulto mas que vale e muito ser lido.
eu quando li demorei bastante no começo pq não tava mto afim, mas qndo vai se desenrolando a história vc fica junto dos personagens e é mto bom. Sem contar pelo final e pelo central mesmo, uma pancada no estômago. Bom, eu já postei sobre o livro lá no meu blog faz tmepo quando temrinei de ler. Ainda não pude ler o A Cidade do Sol. Vcs já colocaram alguma resenha dele aqui? Acho que não né. Poxa, se colocar vai ser de grande valia.
Abraço!

Luís disse...

THIAGO: Achoa que a sua teoria de um livro preparara o leitor para o outro é válida, já que mesmo com cenas fortes como a do beco, A cidade do Sol ainda é mais pesado.

ESDREAS: Achei a adaptação do livro válida. Logicamente o livro é melhor, mas o filme é até bem fiel.

BYERS: Eai, comprou o livro? Ela gostou? As orelhas dos livros são suspeitas, assim como trailers de filmes.

MARCELO: Pois é...também vi sobre a resistência sobre a cena do beco, mas que bom que ela saiu, ficou muito boa. Leia "A Cidade do Sol", acho que irá gostar se gostou deste.

VINICIUS: Que bom que partilhamos a mesma idéias, mas sem dúvida, o autor mostra que sabe narrar cenas marcantes em ambos os livros.

PAULO: O enredo todo é uma pancada, com partes que te fazem querer escolher um livro mais leve. Não me lembro se A Cidade do Sol já foi postado, mas se não, será em breve.

Renan

Aracy disse...

Olá,
livro belíssimo,pungente.Realmente o filme não faz jus.Pena.
Aracy.