8 de dez. de 2009

Melhor Atriz - Oscar 2009

Dando continuidade às nossas análises sobre algumas categorias do Oscar desse ano, eu e o Renan viemos aqui para apresentar as nossas opiniões sobre as indicadas na categoria Melhor Atriz. Antes de mais nada, eu gostaria de dizer algo que quase todos sabem: embora fossem cinco as indicadas, o prêmio ficou entre duas delas. Havia apenas duas que ainda não haviam recebido indicações, que eram Anne Hathaway e Melissa Leo; Jolie já havia sido indicada antes e já tem um Oscar pelo seu desempenho como Melhor Atriz Coadjuvante em Garota, Interrompida; Meryl Streep tem dois Oscar por suas atuações em Kramer x Kramer e A Escolha de Sofia, respectivamente como Atriz Coadjuvante e Atriz Principal; Kate Winslet, ainda que indicada cinco vezes antes, não possuía nenhum prêmio da Academia.

Todos os cinéfilos souberam que a disputa, portanto, ficava entre Meryl Streep e Kate Winslet. A pergunta é: as duas concorriam por sua capacidade artística e desempenho nos respectivos filmes ou estavam ali porque a Academia, em débito com ambas, precisava prestigiá-las de alguma maneira? Essas duas atrizes já estiveram presentes como indicadas em algumas outras cerimônias da Academia. Em 1996, 2007 e 2009 receberam indicações (e não ganharam), mas concorreram apenas nos dois últimos anos. O último Oscar de Meryl veio em 1983 e desde então, recebeu mais onze indicações; Winslet foi indicada cinco vezes, sem receber o prêmio. Logo, a disputa era entre elas, embora as outras atrizes fossem muito talentosas e estivessem em desempenhos impressionantes.

O Renan quis falar sobre as atrizes que mais o impressionaram e os textos sobre Angelina Jolie e Anne Hathaway sãod ele. Por consequência, coube a mim falar sobre as outras três atrizes, incluindo as duas sobre quem divaguei acima. Sem me prolongar mais, vamos àquilo que interessa: a análise e o veredicto.


Angelina Jolie, por A Troca - segunda indicação ao Oscar.
Estamos acostumados a ver Angelina Jolie em filme de ação como Sr e Sra Smith e Tomb Raider. Em A Troca vemos Jolie em um papel diferente. O filme é dirigido Clint Eastwood e só por aí podemos esperar algo de bom. Além disso, o enredo é denso e a interpreteção de Angelina Jolie como Christine só dá mais crédito ao conjunto. Sua personagem é uma mãe solteira que tem seu filho raptado e faz de tudo para reencotrá-lo.


Anne Hathway, por O Casamento de Rachel - primeira indicação ao Oscar.
Anne Hathaway é um atiz da qual eu gosto muito. Em O Casamento de Rachel, Anne mostra que deixou de ser uma atriz da Disney e veio pra ficar. Kym, sua personagem é descontrolada, fala nas horas erradas, e causa problemas no casamento de sua irmã. Todo esse cenário dramático é realçado pela atuação de Anne que, com certeza, mereceu a sua primeira indicação ao Oscar.

Kate Winslet, por O Leitor - sexta indicação ao Oscar.
Depois de esperar 13 anos (sua primeira indicação foi em 1996), Kate finalmente recebeu o prêmio da Academia. Sua personagem em O Leitor é muito importante para o filme, pois ela conduz boa parte da história e cabe à atriz toda a carga emocional que o tosco Ralpj Fiennes não consegue mostrar. Eficiente em sua atuação, Winslet nos presenteia com mais uma bela interpretação. Há dois problemas, no entanto: essa definitivamente não é a melhor atuação de sua carreira e Hanna Schmitz, sua personagem, é claramente coadjuvante. Kate infelizmente venceu na categoria errada.



Melissa Leo, por Rio Congelado - primeira indicação ao Oscar.
Essa é uma atriz que usualmente recebe papéis mínimos em filmes potencialmente bons. A ela, são dados aqueles personagens praticamente insignificantes, que pouco aparecem (basta ver em 21 Gramas). Rio Congelado apresenta a catarse em sua carreira: como uma mulher decidida, ela se arrisca ao transportar ilegalmente as pessoas do Candá para os EUA. De maneira simples, sua atuação é arrebatadora e a indicação veio parar confirmar isso. Como Ray, a atriz supera as suas concorrentes ao prêmio.



Meryl Streep, por Dúvida - décima quinta indicação ao Oscar.
Em 2008, ela foi Donna, uma simpática dona de hotel na Grécia, e foi Irmã Aloysius, uma severa freira que coloca em questionamento a relação de um padre e um estudante. Tanto em Mamma Mia como em Dúvida, ela nos impressionou, principalmente por estar em papéis muito diferentes. Isso apenas prova a verdadeira camaleoa que Meryl Streep é. Achei-a perfeita como uma freira; de tão inflexível, sua personagem incomoda até os espectadores. Os olhares, o tom de voz, a postura comporal, a rigidez na opinião... tudo isso fez com que a atriz superasse seu próprio recorde e recebesse - merecidamente - mais uma indicação.

A 81ª cerimônia do Oscar certamente não foi fácil na escolha das atrizes, uma vez que a Academia se viu diante de um dilema: agir com justiça ou agir com justiça. Optou por corrigir falhas anteriores premiando Kate Winslet por seu desempenho e se esqueceu de avaliar a atuação das atrizes por excelência. Fazendo um breve resumo de nossas opiniões antes de dizermos se concordamos com a premiação ou se discordamos dela. Anne Hathaway está apenas correta em O Casamento de Rachel e, mesmo que o Renan supervalorize a atuação da moça, eu apenas acho que esse filme foi um divisor, que a colocou no grupo de atrizes que expõe com firmeza sua capacidade dramática; Jolie, bem diferente do usual, nos surpreendeu e nos emocionou; Meryl Streep, segura de si em todas as cenas, sem exageros e numa belíssima interpretação; Melissa Leo, uma agradável surpresa e Kate Winslet não estava nem de longe na sua melhor interpretação e, se quisessem tê-la indicado e até premiado, que fizessem isso pelo filme Foi Apenas um Sonho, no qual ela é de fato atriz em papel principal e está bem melhor do que em O Leitor.

Por fim, vamos ao que interessa. Se eu e o Renan tivessemos que entregar o prêmio a uma dessas cinco atrizes, a premiada não seria a escolhida pela Academia, mas sim a competente e extremamente expressiva Melissa Leo, que, mesmo talentosa, normalmente é colocada em segundo plano em alguns filmes. Portanto, discordamos da premiada! Vale ainda ressaltar que, dentre as categorias já analisadas (Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante), essa foi a primeira vez que chegamos num impasse: o Renan ficou tendencioso entre Angelina Jolie e Melissa Leo ao passo que eu estava mais convicto de que a premiaria. Gostaríamos de dizer que achamos todos os filmes acima recomendáveis e que vocês, leitores, deveriam conferi-los para analisar as performances dessas atrizes - destaque especial a Rio Congelado, que nos fez querer presentear a sua atriz principal.

Luís

18 opiniões:

Charlie DeLarge disse...

Olha, a Meryl Streep pra variar arrasou demais na atuação nesse filme, ela sempre acaba sendo minha favorita nos oscars da vida, mas o premio foi merecido mesmo para a Kate Winslet, estava na hora dela receber um!

Ricardo Martins disse...

Essa é sem dúvidas uma das categorias do Oscar que mais gosto e aprecio! Adoro ver o desempenho dessas mulheres que nos surpreende por várias vezes em papéis totalmente diferentes!

Gostei que valorizaram a Kate Winslet, seu papel foi um tanto desafiador e as cenas mais calientes foram realmente muito bem trabalhadas, no bom sentido!

Meryl Streep, camaleoa pura! Como ela pode ser tão surpreendente em seus papéis! Agora ela é uma cozinheira! Qual será a próxima proeza dessa ícone?!

Fico com a opinião em que o Renan ficou em dúvida: Gostei demais de Angelina Jolie esse ano! Apesar que em Garota , interrompida ela foi sensacional!

E como dica verei Rio Congelado! Acho que a Melissa Leo pode me surpreender!

Agora com muitas expectativas para as indicadas em 2010! Gostaria de ver como indicadas: Sandra Bullock (The Blind Side), Hilary Swank (Amelia)e Meryl Streep (Julie e Julia)! Adoraria!

Abração

SexyMachine disse...

Gostei muito da interpretação da Meryl Streep no filme "Dúvida"... Meu voto vai pra ela!

Fotograma Digital disse...

Concordo com vcs (as vezes agente concorda rsrsrs) quanto ao prêmio para a Kate Winslet. Ela ganhou pelo "conjunto da obra". Se eu tivesse que dar o prêmio, dividiria entre Anne Hathaway (adorei Casamento de Rachel) e Melissa Leo , que come o personagem e o filme.

Obs: repararam que a cada três filmes, Kate Winslet aparece nua em dois rsrs ? Não que eu reclame rsrs, mas é só um dado curioso .

dany disse...

Bom, eu não me sinto com quase conteúdo NENHUM pra julgar assim... haha\z sério, não um senso crítico tão justo... e posso dizer pelo meu gosto... amo a Jolie... e sou extremamente apaixonada pela Meryl Streep, então, sinceramente torço por ela...
Parabéns pelo blog! Gostei muito da forma como vocês escrevem!!

passa lá:*
http://its-all-about-you-baby.blogspot.com
abçs:*

susana disse...

Olá luís, vim aqui através do Apimentário, onde tu dizes que não gostaste do Sean Penn no milk. Não te contradigo, porque ainda não vi o filme, apesar de achar este actor espectacular!
Quanto a esta postagem, tenho pena do único filme que não vi, seja ao que atribuis melhor interpretação feminina!
A Angelina Jolie esteve no seu melhor, aliás depois deste filme passei a vê-la de uma outra forma, com mais respeito Soberba mesmo! A Meryl como sempre, esteve bem, mas para mim a melhor interpretação deste filme foi de uma ACTRIZ SECUNDÁRIA, VIOLA DAVIS! Apesar da curta duração da sua entrada no filme, sinceramente acho que ela merecia ganhar.Foi das melhores interpretações que vi no cinema!A Penélope Cruz não esteve mal, mas acho que o que a safou, foi mesmo o argumento e a realização do filme! Quanto à kate, temos de ver que ela fazia o papel de uma mulher analfabeta e até um pouco rude. Não foi fácil interpretar um papel desses, ainda mais metendo cenas de nudez e de sexo com um adolescente! Penso que o mérito lhe foi dado, exactamente pelas dificuldades que ela teve de ultrapassar e não como uma compensação! A academia sempre gostou de premiar este tipo de actuações, basta ver "Monster´s ball", onde Halle Berry ganhou o óscar de melhor actriz, exactamente porque metia cenas de sexo, além de uma interpretação difícil.
Estarei atenta para ver o Frozen River!

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador... Como dizia um mestre que tive :"Em hollywood, passado está meia hora atras!"... ou seja... preciso ver as atuações de todas essas "divas" ... todas talentosas e mereceram os louros do passado... mas isso foi há 30 minutos ... quase uma eternidade!
Quero assistir os filmes para criticar e apontar minhas candidatas.

Joel disse...

O único filme que eu ainda não vi é Rio Congelado ... O único filme que eu ainda não vi é Rio Congelado e gostei muito de Angelina também.
Kate é coadjuvante? Vocês acham mesmo?

Thiago Paulo disse...

Ainda não conferi Rio Congela e Dúvida, então, não posso afirmar minha opinião... Mas, dentre as três primeiras da lista, daria o prêmio a Anne Hathway. Acho que ela está muito bem como Rachel!

Abraço!

Cristiano Contreiras disse...

Foi um ano difícil, viu...
Nunca vi um embate tão perfeito quanto este.

Eu gostei de todas as indicadas, puro talento todas! De verdade.

Mas, eu creio que de todas a Meryl Streep tenha mais determinação interpretativa, o personagem dela poderia comer todas as outras! rs

Foi algo muito visceral o que ela proporcionou no Dúvida, quem assistiu sabe o que eu digo.

É bom dizer que Angelina Jolie concebeu uma personagem única no belo A Troca. Por sinal, um dos meus filmes prediletos e um dos melhores de Clint Eastwood.

A Anne estava divina, mas foi a mais 'fraca' das indicadas.

Rio congelaDO foi ótimo, mas confesso que esperava bem mais do filme. Melissa Leo é muito boa também, mas não acho ela a melhor das indicadas.

Kate Winslet cicatrizou com sua Hannah em O Leitor, mas acho que ela teve atuações mais importantes e expressivas...Rose de Titanic, seu desempenho em Brilho eterno...e no recente Foi apenas um sonho...

Enfim, eu daria o Oscar a Meryl!

Marcelo A. disse...

Conversamos sobre isso noutro dia, né? E você sabe que eu realmente fiquei impressionado com a Anne em "O Casamento...". Pouco lembrou a atriz dos filmes da Disney, como o Renan falou. Da Melissa, pouco posso falar, pois ainda não conferi "Rio Congelado". Mas, já tá anotado, pra próxima passada na locadora...

Abração!

Inez disse...

Apesar de todas terem feito um excelente trabalho se eu tivesse que escolher também escolheria Melissa Léo.

Tainã disse...

A Academia premeia mesmo quem foi melhor no ano?
"A pergunta é: as duas concorriam por sua capacidade artística e desempenho nos respectivos filmes ou estavam ali porque a Academia, em débito com ambas, precisava prestigiá-las de alguma maneira? "

Matheus Galvão disse...

Acho que Angelina não merece, ela é uma ótima atriz e deixa a desejar em A troca - opnião minha -, Anne Heathway merece levar, pois mesmo tendo um peso menor que todas as outras, como a própria Meryl. Acho a interpretação de Anne pura, singela e Demais!!!

Marcelo Augusto disse...

Vamos ser concisos: Jolie não mereceu, apesar de ter feito um bom trabalho. Ainda lhe falta tino, isso é apenas uma opinião pessoal.

Percebi que cometi um erro muito imperdoável: absorvi a opinião de uma grande amiga falando o quanto detestou o Casamento de Rachel, e por isso, ignorei a obra por completo. Mas andei lendo que a Anne fez um ótimo trabalho, e logo, preciso mesmo conferir a obra.

Expressarei em um post futuro sobre o Leitor, mas digo de imediato que Winslet produziu um trabalho respeitável. O filme perde muito no seu segundo ato, mas ainda acredito que ela tem um grande potencial artístico e que isso ajudou o filme.Infelizmente, como vocês disseram, Schmitz não é tão vívida na trama como eu queria que fosse.

Rio Congelado ainda não vi. No entanto, até agora não vi uma crítica contra este filme, e por isso, coloquei-o como filme primordial na minha lista de dezembro!

E por último, Streep ... a bela Streep. Com certeza, a vencedora! Vi Duvida um dia desses, e o trabalho dela é novamente impecável. Meu voto fica com ela!

Muito boa as suas explicações e o post está muito bem desenvolvido!

Abraços!

Anderson disse...

Pra mim a melhor, COM CERTEZA, é a Meryl Streep.
Nunca vi atriz melhor. Ela tem um poder magnífico de se esvaziar do último personagem, e encanar no próximo sem rastros anteriores.
Enfim, independente de quem ganhou o prêmio:

Meryl é a melhor!

Dewonny disse...

Dessas 5 eu gostei mais da Kate Winslet, adorei q ela tenha ganhado, minha torcida era pra ela, mas o trabalho das outras 4 são indiscutíves de bem feitos, todas estavam perfeitas!
Abs! Diego!

Luís disse...

CHARLIE: Que estava na hora eu também concordo, mas havia outras atrizes mais competentes e por isso a Academia tirou o mérito de algumas para desfazer algumas burrices dos anos anteriores.

RICARDO: Tanto eu quanto o Luís apreciamos demais essa categoria também. Meryl Streeo é uma camaleoa como você disse. Nem dá pra acreditar que é a mesma de Mamma Mia. Jolie me comoveu muito em A Troca. Tenho certeza de que gostará de Rio Congelado.

CARLOS: Sem dúvida, Meryl Streeo estava explêndida ali.

FOTOGRAMA DIGITAL: O dado é verdadeiro (risos). Gostei muito da Anne também, opinião não compartilhada pelo Luís.

DANY: Assistiu os dois filmes? Também gostei das duas. Aliás, gostei de todas.

MISSIXTY: Acho que digo por nós dois quando discordamos da sua opinião sobre a Melhor Atriz Coadjuvante. Gostei bastante do seu comentário, bem complexo. Angelina e Meryl estavm incríveis mesmo.

AVASSALADORAS: É isso aí.

JOEL: O Luís acha que Kate é coadjuvante já que a estória não é dela.

THIAGO: Entre as outras três, ficaria em dúvida entre Angelina e Anne. Gostei muito de ambas.

CRISTIANO: Concordo com quase tudo que você disse, mas acho que Anne era a mais inexperiente, e não a mais fraca. Também acho que Kate estava melhor e Titanic do que em O Leitor. Por fim, descordamos do resultado final, ebora eu tenha gostado muito de todas também.

MARCELO: De Disney, Anne não tem mais nada. Ela estava ótima ali.

INEZ: Nossa. Acho que você é a primeira que concorda conosco. Gostamos muito dela também.

TAINÃ: Porque você copiou e colou o que o Luís escreveu?

MB GALVÃO: Gostei bastante da Anne, mas acho que tinha atrizes melhores ali, talvez a própria Meryl, mas opinião é opinião...

MARCELO AUGUSTO: Não é um erro imperdoável, mas assista O Casamento de Rachel assim que puder. Não gostou da Jolie ?? Meryl está perfeita, mas acho que Melissa Leo está melhor.

ANDERSON: Você assistiu os filmes das outras indicadas? Acho que todos gostamos da Meryl.

DEWONNY: É o primeiro que vejo concordar com a Academia. rs.

Renan